A Ginástica Laboral e sua importância.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Ginástica Laboral e sua importância.

Mensagem  Silmara Maria Carneiro da em Seg Jul 04, 2011 3:04 pm

Um dos problemas que mais tem afetado as empresas são os distúrbios na saúde dos funcionários. Na maioria das vezes, tais distúrbios são ocasionados devido a esforços repetitivos, pressão diária por maior produtividade e longa jornada de trabalho.

Nos últimos anos, tem surgido uma conscientização crescente tanto nos aspectos de prevenção como manutenção vital. Já na área da ginástica, especialistas procuram não somente um melhor desempenho do funcionário no local de trabalho, como também a prevenção de lesões profissionais, surgindo então a Ginástica Laboral.

A Ginástica Laboral (GL) pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o expediente, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas.

Essas práticas físicas são exercícios específicos que têm a finalidade de prevenção da fadiga muscular, diminuir o índice de acidentes do trabalho, corrigir vícios de postura, aumentar a disposição do funcionário e prevenir doenças ocupacionais, sendo então realizados no local e horário de trabalho e consequentemente proporcionando aumento da produtividade com qualidade.

A ginástica laboral visa tanto a valorização como o incentivo à prática de exercícios físicos tanto na promoção de qualidade da saúde assim como no desempenho de atividades profissionais. Dentro deste enfoque, a Ginástica Laboral tem ganhado destaque no Brasil, sendo utilizada como uma importante ferramenta, dentro do conjunto de medidas que visam prevenir o aparecimento de lesões nos músculos ligados a atividades dentro do ambiente de trabalho.

A ginástica laboral traz também grandes benefícios para as empresas (rendimento e produção), motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.


Silmara Maria Carneiro da

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Importância da Ginástica

Mensagem  Fernanda Bueno Cardoso em Ter Jul 05, 2011 9:02 am

Na atualidade, o mercado, ao mesmo tempo que expõem os indivíduos a níveis elevados de tensão e estresse, tem voltado suas discussões para programas de qualidade de vida e prevenção de doenças. Essas discussões tornam-se ainda mais evidentes e necessárias à medida que são observados os diversos benefícios e a influência positiva do investimento na saúde e qualidade de vida do profissional (funcionário) junto com os objetivos de crescimento da empresa, garantindo, conseqüentemente, qualidade em prestação de serviços e produtos, bem como no processo de produção e execução desses serviços.
A Ginástica Laboral é mais uma ferramenta disponível dentro da ergonomia desenvolvida em uma empresa, no sentido de prevenir as doenças ocupacionais, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Hoje, produzir mais e melhor, sem desenvolver danos à saúde dos trabalhadores, não se trata de uma utopia. Se tomarmos como exemplo os modelos de empresas estrangeiras, é cada vez maior o número de adeptos que descobrem, nos Programas de Ginástica Laboral, um meio eficaz e saudável de reduzir os casos de doenças ocupacionais.
O Programa de Ginástica Laboral permite colaborar e orientar as pessoas, para viverem melhor exercendo seu papel no setor em que estão inseridas, em parceria com a Atividade Física Orientada, ou seja, cada profissional dentro da empresa, independente de sua posição hierárquica ou função exercida, pode analisar e reavaliar seu modo de pensar, agir, organizar seu tempo e espaço, prevenindo os grandes vilões, que causam males à saúde, os quais chamamos de estresse.
Como o próprio nome sugere, a Ginástica Laboral se caracteriza por uma atividade desenvolvida no ambiente de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica, através de exercícios, que vão compensar as estruturas utilizadas durante a função e ativar outras que não estejam sendo solicitadas. Durante esse trabalho o objetivo maior é prevenir a LER/ DORT, desenvolvidos pela fadiga decorrente da tensão e repetitividade dos movimentos, prejudicando as articulações, músculos, nervos, etc, a campeã de afastamentos dos empregados das empresas
Dentre as atividades propostas pelo Profissional de Educação Física e Fisioterapia nesse trabalho destacamos:

Atividades de curta duração (10-15 minutos);
Atividades de pouca exigência física (alongamentos, relaxamento, recreação e consciência corporal no ambiente de trabalho);
Atividades desenvolvidas no próprio local de atividades do funcionário. Essas Atividades podem ser divididas basicamente em:
Ginástica Preparatória ou de Aquecimento: (realizada antes de iniciar o trabalho, para preparar as estruturas que serão solicitadas durante as tarefas dentro da empresa).
Compensatória ou de Pausa: (realizada em pequenos intervalos durante o expediente. Elas têm o objetivo de compensar as estruturas que estão sendo utilizadas no processo produtivo, diminuindo as tensões do trabalho repetitivo, posturas erradas, proporcionando ao indivíduo condições de perceber seu corpo, suas condições físicas e psicológicas).
Ginástica de Relaxamento ou Final de Expediente: Como o próprio nome já sugere, são atividades realizadas ao término das atividades do funcionário dentro da empresa. Seu objetivo maior é aliviar a sensação de cansaço e tensão muscular, e proporcionar uma integração social no ambiente de trabalho.


Benefícios à Saúde:
- Diminuição na fadiga muscular;
- Melhora geral da condição física, social, no relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho)
- Correção nos vícios posturais;
- Melhora na disposição do trabalhador ao iniciar e ao retornar ao trabalho;
- Diminuição de patologias e casos de L.E.R /D.O.R.T.
- Redução nos níveis de estresse e tensão geral

Benefícios e Retornos para a Empresa:
- Diminuição no número de acidentes de trabalho;
- Redução nos gastos com serviços médicos;
- Diminuição de faltas ao trabalho por motivo de doenças;
- Diminuição na rotatividade de funções, favorecendo a especialização;
- Aumento na produção e lucro das empresas;
- Aumento de satisfação do empregado no ambiente de trabalho.
Desenvolver um programa de Ginástica Laboral na empresa é perceber que um todo é feito de partes, as quais se interagem para a construção do sucesso. É tomar parte na construção de uma sociedade mais justa e igualitária em que a preocupação maior seja a busca de uma vida melhor para todos.

Beijos à todos

Fernanda B. Cardoso
Educadora Física


Fernanda Bueno Cardoso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Dúvida

Mensagem  Daniel em Ter Jul 05, 2011 9:17 am

Bom dia!

Achei o texto da Silmara e a resposta da Fernanda interessantes e tenho uma dúvida.

Presto serviços em algumas empresas que fazem Ginástica e percebo quem na maioria existe um grande interesse por parte dos funcionários em fazer o rpgrama funcionar.Percebo tambám que em algumas empresas o programa não é tão funcional,pois parece brincadeira no trabalho.

Pergunta:

O que fazer para as pessoas entenderem a importância da ginástica laboral?

grato

Daniel

Daniel

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

resposta a dúvida

Mensagem  Fernanda Bueno Cardoso em Ter Jul 05, 2011 9:23 am

Bom dia Daniel.

Como educadora costumo fazer uma forte divulgação do assunto dentro das empresas.Também costumo ficar no pé dos chefes para que eles estejam sempre presentes!!!O exemplo do que é importante para a empresa vem sempre de cima para baixo Rolling Eyes .

Fernanda Bueno Cardoso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Respondendo Daniel.

Mensagem  Silmara Maria Carneiro da em Qua Jul 06, 2011 11:47 am

Bom Tarde Daniel.

Uma estratégia que desenvolvo é que antes de iniciar o programa da ginástica,
realizo uma palestra de conscientização, onde explico o programa e seus benefícios, também aplico uma pesquisa, colhendo dados sobre os participantes, conhecendo o perfil corporal de cada um.
Durante as aulas faço a manutenção dessa conscientização, através de informativos, que abordam assuntos relacionados à qualidade de vida e sobre o corpo. Periodicamente aplico avaliações para verificar o desenvolvimento do programa.

Abraços.
Silmara Silva

Silmara Maria Carneiro da

Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Ginástica Laboral e sua importância.

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:43 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum