Treinamento: um ótimo investimento

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Treinamento: um ótimo investimento

Mensagem  Admin em Sex Jul 01, 2011 4:32 pm

Somente com muito treino, muita dedicação, tanto em aprender, quanto em ensinar, é que os resultados passam a ser sólidos e constantes.

Depois de vários anos trabalhando em diversos projetos, e com uma quantidade enorme de pessoas diferentes, concluí que a melhor forma de obter o máximo de cada profissional passa sempre por dois pontos: motivação e treinamento. E é sobre este último assunto que pretendo escrever um pouco neste artigo.

Pessoas pensam, agem e reagem de maneira singular, porém o treinamento constante, árduo e repetitivo tem o poder de balizar ações e gerar a padronização necessária para a proliferação de um “Modus Operandi” pré-determinado, e que transmita ao mercado que sua empresa está afinada e cantando a mesma música.

A pior falha que um Gestor pode cometer é acreditar que sua equipe esta 100% preparada. Acreditar nisso é uma miopia imperdoável e muitas vezes, fatal.

Você conhece sua empresa, seus produtos/serviços, seu mercado, seus clientes e sua equipe? Você verifica o nível de satisfação dos clientes com o atendimento que sua equipe presta para eles? Você possui métricas para avaliar a necessidade que sua equipe precisa para vencer a batalha diária do mercado? Sua empresa tem um programa constante de treinamentos, inclusive motivacionais?

Pense a respeito de seus resultados, eles poderiam ser melhores caso sua equipe estivesse mais bem preparada? Tenho certeza que sim.

O treinamento liberta o talento. Somente com muito treino, muita dedicação, tanto em aprender, quanto em ensinar, é que os resultados passam a ser sólidos e constantes.

A chave para o crescimento de uma equipe passa, indubitavelmente, pelo treinamento continuado, pelo estímulo à busca de conhecimento e pela troca de informações e técnicas diversas entre as pessoas envolvidas na construção dos resultados.

Certa vez, ouvi alguém falar que as pessoas têm que ser ensináveis para ter sucesso. Concordo plenamente com esta afirmação. Acredito ser esta, uma habilidade fundamental para os profissionais que almejam crescimento e destaque profissional.

Investir no desenvolvimento de um plano constante de treinamentos para sua empresa é, sem dúvida, uma excelente decisão.

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Mas precisa fazer funcionar!

Mensagem  Elias Simerman em Qua Jul 06, 2011 9:43 am

Treinamento é um ótimo investimento, mas precisa fazer funcionar.

Frase:

Treino é treino e jogo é jogo! jocolor

Atire a primeira pedra quem nunca pronunciou esta frase. Ela é proferida com muita freqüência por gerentes e supervisores de vendas.

E o que ela esconde? Desconhecimento e preconceito, pois nos treinos é que se forjam campeões. Desqualificar o treinamento é demonstrar preconceito e medo; opor resistência à inovação, dando chances ao comodismo e demonstrando falta de humildade. São eles que costumam dizer que quando o time está perdendo a culpa é dos outros, principalmente dos jogadores.

Tais posturas dos gestores servem para desculpas e resistências dos vendedores para colocarem em prática novas formas de trabalhar, incrementando assim alternativas aos seus argumentos, pois eles ou têm medo ou sabem que nada vai mudar.

Mudar dói. Nascemos berrando porque saímos do conforto do útero materno e o mundo agora exige que a gente se vire. Você cresceu e seus berros não dão em nada. Reunir a equipe e fazer uma esculhambação mostra seu destempero e falta de equilíbrio. Um pé na bunda só provoca um solavanco e não garante uma longa caminhada.

Chefe dá ordens, mas não desenvolve competências. O máximo que consegue é estimular, aprimorar e lapidar talentos. As mudanças vêm com treinamento e não com discursos, ameaças e demissões.

Também não adianta chamar um conhecido para “dar uma geral”, coisa tipo um treinamentozinho, entende?

O que fazer para um treinamento funcionar e fazer ganhar o jogo?

1.Avalie as dificuldades de sua equipe e responda se o fraco desempenho é devido às pessoas e não aos produtos e procedimentos de sua empresa.

2.Identifique e coloque por ordem de gravidade em qual etapa da venda está a deficiência: pré venda, abordagem, superação de objeções, fechamento, pós venda.

3.Procure um profissional cujo conteúdo irá abordar as deficiências que você quer corrigir. Existe diferença entre uma palestra (que informa e aponta o que fazer) e um treinamento (que ensina como e porque fazer). Contrate uma ação pós- treinamento, para correção de algum ponto que não tenha ficado claro.

4.Antes do treinamento reúna seu pessoal, fale sobre as deficiências que você quer eliminar; valorize o treinamento e envolva todos nas metas que se pretende alcançar. Fale individualmente com aqueles que mais necessitam melhorar e em quais pontos o treinamento irá ajudá-los.

5.Participe do treinamento, ou pelo menos faça o supervisor participar, com humildade e sem querer ser o sabichão, achando que sabe mais que o instrutor. Se soubesse, teria evitado os erros da equipe.

6.Logo após o treinamento, reúna a equipe e verifique quais os pontos que eles colocarão imediatamente em prática e o que cada um vai mudar na forma de seu trabalho. Questione o desempenho do instrutor e os pontos que não foram bem esclarecidos para que sejam revistos na atividade pós – treinamento.

7. Estabeleça com o supervisor métricas de avaliação que garantam que o aprendizado e o que foi estabelecido como novas metas será colocado em prática. Ofereça ajuda, mas lembre que ele é o responsável pelos resultados de sua equipe.

8.Determine que as mudanças comecem já e seja bem claro sobre as metas e prazos para os resultados aparecerem. Não ameace, porém seja firme e decidido. Se as coisas não andarem conforme o estabelecido, reveja questões como liderança,clima organizacional,politica de cargos e salarios ou até mesmo demissões.

Elias

Diretor de recursos humanos

Elias Simerman

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